top of page
  • Foto do escritorglowpopbr

Drama de guerra com Omar Sy ‘Herói de Sangue’ estreia nos cinemas em 13 de julho

Divulgação


Na lista dos filmes com maiores bilheterias da França em 2023, longa é baseado em uma história real sobre o recrutamento à força de senegaleses para lutar pelo país na primeira guerra mundial.


O filme “Herói de Sangue” (Tirailleurs), protagonizado por Omar Sy (“Lupin”, “Intocáveis”), entra em cartaz nos cinemas brasileiros em 13 de julho de 2023, com distribuição de Synapse Distribution. A direção é de Mathieu Vadepied. O longa foi exibido pela primeira vez no país no Festival Filmelier no Cinema, e agora estreia em circuito comercial.


Confira o trailer:



Escrito por Vadepied e Olivier Demangel, “Herói de Sangue” retrata uma história apagada da memória da França, mas que ressoa até hoje no povo de Senegal. Omar Sy interpreta um pai senegalês que fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial.


“Não entendo por que a história dos soldados senegaleses, ou soldados de outros lugares, foi tão raramente contada. Não há nenhuma explicação. Tudo o que sei é que você não costuma ouvir sobre ela. Mas eu acho que é uma perda de tempo ficar pensando sobre esse fato. O importante hoje é contar, e pronto. É por isso que fizemos este filme”, afirma Sy. Ele revela que mais importante que abordar esse momento histórico, é fazer com que ele seja lembrado.


Dessa forma, o ator, que também é francês, ao lado do diretor, coprodutores e equipe procurou conduzir a trama da maneira mais verossímil possível. Soldados senegaleses sempre foram relacionados à tropa francesa, mas como bem lembra Sy, eles eram antes de tudo pais e filhos de vilas e cidades. “É como se falássemos da África pós-colonial como se não houvesse África antes dela. É esse “antes” que me interessa. Essa também é uma forma de mostrar respeito e homenagear as vidas perdidas, as dos jovens recrutados para o exército e arrancados de suas aldeias”, comenta.


Durante toda a produção, o cineasta Mathieu Vadepied mantinha em mente a preocupação com o posicionamento dos personagens no filme. A ideia era evitar a caricatura no roteiro e em tela. “Nunca paramos de tentar encontrar um equilíbrio entre a história épica e o estudo intimista, visto na fricção e na tensão que marca todo o filme. O público precisa sentir essa intimidade [entre pai e filho], enquanto observa a influência e a violência de uma guerra que marcou gerações. Aldeias inteiras foram roubadas. Seus entes queridos nunca retornaram. Alguns desapareceram sem sequer terem um enterro”, diz Vadepied.


Herói de Sangue” foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2022, concorrendo ao prêmio “Un Certain Regard”, e venceu a categoria de Melhor Ator no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival. O filme já é uma das maiores bilheterias na França em 2023.


Além de Omar Sy, o elenco do filme inclui Alassane Diong (“O Rei das Sombras”) e Jonas Bloquet (“A Freira”, a série “1899”).


Elenco

Omar Sy – BakaryAlassane Diong – ThiernoJonas Bloquet – Lieutenant ChambreauBamar Kane – SalifAlassane Sy – BiramaAminata Wone – Salimata 


Comments


bottom of page