top of page
  • Foto do escritorglowpopbr

Gabriel O Pensador lança “Cachimbo da Paz 2” em parceria com Lulu Santos e Xamã

A faixa, que chega acompanhada por um videoclipe, abre caminhos para novo álbum do rapper

Divulgação


Gabriel O Pensador lança hoje seu novo single “Cachimbo da Paz 2”, dando continuidade à clássica história da figura indígena e à hipocrisia do país. A faixa, que traz uma estética que remete ao clássico de mais de duas décadas “Cachimbo da Paz”, conta com as participações de Lulu Santos e Xamã na canção, que chega acompanhada por um videclipe.


Assista aqui:


Com a produção musical assinada por Kevin Afonso, a faixa remete à primeira versão da música e traz as batidas do boom bap, influências de trap no beat e além de um flow de Gabriel lembrando um pouco o estilo da primeira versão com as frases longas e a cadência diferenciada. 


Acompanhando a estética sonora, nesta nova versão O Pensador resolveu ressuscitar o velho cacique, que ao voltar à vida se depara com uma sociedade ainda pior em alguns pontos e com isso propõe uma reflexão sobre a antiga pauta, como conta o verso: "Nessa sociedade a ansiedade faz estrago. O remédio é natural, demorou ser liberado! É que a venda dessa erva continua proibida, mas as suas substâncias salvam vidas. Enquanto muitas outras são perdidas numa guerra sem sentido".


“A letra original do Cachimbo da Paz retrata um país hipócrita e tem como personagem principal um cidadão comum oprimido pelo sistema representado pelo cacique indígena. Com essa nova música, trazemos a percepção de que 25 anos depois a realidade continua a mesma e os problemas são varridos para debaixo do tapete, e certas questões importantes como essa são deixadas de lado apesar de gerarem problemas incalculáveis: mortes, violência, guerra, sofrimento, me inspiraram a ressuscitar o velho cacique que ao voltar a vida acaba se deparando com um quadro ainda pior em certos aspectos”, criticou Gabriel.


"Mais do que voltar 25 anos depois, a gente tá jogando ela muitos anos pra frente. É uma nova versão, uma nova canção, uma nova inspiração, nova participação. Tudo novo!", completa Lulu Santos. 


Através de uma história cinematográfica, o rapper convidou ainda Lulu Santos, que chega somando com o refrão da música além de abrilhantar com seus riffs de guitarra, e o rapper Xamã, que além de se reconectar com sua ancestralidade indígena, vem como elemento surpresa com muita criatividade. “Xamã contribui com muita criatividade como era de se esperar e também vem no estilo boom bap, enquanto Lulu Santos traz a suavidade da brisa lembrando o clássico refrão Maresia da canção original. O trio combinou muito bem, com uma soma de talentos e estilos”, diz Gabriel. 


“Curti muito participar dessa nova versão, porque o Gabriel sempre foi um artista que admirei muito no cenário do rap. Somar nessa música foi muito maneiro, incluindo um pouco mais das minhas influências e também pela letra que se conecta com as minhas raízes indígenas. Tivemos muito cuidado e respeito pra que tudo fosse feito da melhor forma possível. O resultado somando com o Lulu ficou demais e tenho certeza que a galera vai curtir!”, finaliza Xamã. 

Comments


bottom of page