top of page
Foto do escritorAllan de Menezes

Gilberto Gil & Família: estreia nacional da turnê é marcada por muita emoção e homenagens

Os shows aconteceram nos dias 16,17 e 18 no palco Qualistage, no Rio de Janeiro.


Crédito: Thaís Monteiro ( @thaclicando)


Reiterando o legado dos 80 anos de Gilberto Gil, a estreia nacional da turnê ‘Nós, a Gente', começou em uma sequência de shows que acompanhado de seus filhos Preta, Bem, Nara e José, os netos Francisco, Pedro, Gabriel, Lucas, Bento, João e Flor, e a nora Mariá Pinkusfeld.

Ao total de 3 noites com ingressos esgotados, com mais de 8 mil pessoas presentes nas duas primeiras noites e, no último domingo (18), com formato de pista livre, mais de 9 mil. Mostrando que por onde a família Gil e seu patriarca passa, faz história.


Logo de início, assim que abriram as cortinas, Gil foi logo apresentando os 15 familiares presentes para o público e embalando logo um hit atrás do outro, como “Barato Total” e “Nossa Gente”.



Crédito: Thaís Monteiro ( @thaclicando)


Como de costume em seus shows, Gil aprontou logo de fazer diversas homenagens do começo ao fim, a primeira delas, com sua neta Flor Gil, que o sempre o acompanha em seus shows, para cantar “Garota de Ipanema” clássico imortal de Tom Jobim. Posteriormente fez o público cantar a plenos pulmões as homenagens para Gal Costa e Rita Lee, com “Esotérico” e “Ovelha Negra” com destaque para imagens de ambas que passavam no telão e nitidamente era possível ver a emoção no rosto de quem estava presente.


Assim, sobrou até tempo de sobra pra prestar homenagem para os Beatles, tocando o hit “Get Back”. E também houve o momento estourado do trio Gilsons, composto por Francisco, João e José Gil que tocaram o sucesso “Várias Queixas”. No entanto, um dos momentos mais impactantes da noite foi a volta da cantora Preta Gil, que após conseguir autorização médica, teve seu momento solo no show cantando “Sinais de fogo” que emocionou aos amigos e fãs presentes. E logo antes de cantar “Vá se benzer” declarou todo seu amor ao apoio que todos estavam dando a ela, declarando “Sou preta, gorda e bissexual, estou tratando um câncer e vou vencer. Estou solteira, e sou filha do imortal Gilberto Gil". Fazendo todos gritarem seu nome.


Crédito: Thaís Monteiro ( @thaclicando)


Com isso, o show ia se aproximando do final em clima de festa, com direito ao bis, que ao retornar ao palco, mandando “Aquele abraço” para o Rio de Janeiro, pois quem não se sentiu abraçado com essa reunião de família histórica como essa. E pra fechar com chave de ouro “Toda Manina Baiana” fez a pista e o palco do Qualistage virar uma tremenda pista de dança.

Por fim, o patriarca e toda sua família Gil, em três gerações, celebraram o amor, afeto, emoção, arte e a música em seu estado mais lindo, que mesmo no auge de seus 81 anos, segue firme ainda segurando o bastão da família e conduzindo o espetáculo com tremenda maestria.


A turnê “Nós, a gente” que rodou a Europa em 2022, inclusive será lançada em documentário no próximo dia 30 de junho, pela Prime Video, rodará o Brasil. Depois do Rio, será a vez de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.




Comments


bottom of page