O festival que acontece em São Paulo nos dias 22,23 e 24 de março divulgou ações de acessibilidade direcionadas a PCDs.
E quando falamos da experiência dos festivais voltadas para o público com deficiência, logo pensamos em que tipos de barreiras as pessoas terão que enfrentar antes, durante e depois do evento. Por isso, é importante ressaltar que a acessibilidade vai além da disponibilização de rampas e banheiros adequados. É preciso pensar em todos os aspectos relacionados a experiência das pessoas com deficiência, principalmente durante os grandes festivais.
O Lollapalooza BR é um festival plural onde toas as pessoas têm oportunidades iguais e são representadas. No Lolla 2024 terá uma equipe preparada e especializada no atendimento ao público com alguma deficiência.
Divulgação Lollapalooza
PÚBLICO ATENDIDO:
PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PESSOAS OBESAS
PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PESSOAS COM SÍNDROMES VARIADAS
PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
GESTANTES
IDOSOS
LACTANTES
SERVIÇOS OFERTADOS
Central de atendimento de acessibilidade:
Área localizada na entrada do festival para atendimento do público PCD, realizando a identificação, cadastramento e empulseiramento dos mesmos. Sendo também o maior ponto de serviços de acessibilidade e de informações. Incluindo empréstimo de kit livre, de kit sensoriais e de cadeira de rodas.
Divulgação Lollapalooza
Plataformas elevadas:
Plataformas elevadas localizadas em pontos estratégicos do festival com vista para os palcos principais do festival com capacidade máxima e sujeitas a lotação, por ordem de chegada.
Além disso o uso das mesmas é exclusivo para PCDs e prioritários para pessoas com nanismo e cadeirantes (baixa estatura). Além do PCD será permitido a entrada de um acompanhante.
Balcões rebaixados e filas preferenciais:
Balcões acessíveis em todos os estandes do festival, restaurantes e lojas. Este sendo de uso para PCDs e grupos prioritários
Mapa tátil:
É disponibilizado mapa tátil para a compreensão da planta do festival e localização do público com deficiência visual.
Oficina de cadeira de rodas:
Dentro do festival conta com uma oficina de cadeira de rodas (paraoficina) que oferece reparos e assistência para qualquer necessidade do cadeirante.
Roda gigante acessível:
Na roda gigante tem cabines preparadas para a entrada de cadeira de rodas + acompanhante
Libras:
Tradução simultânea dos shows para a linguagem de sinais. Ao chegar no festival se informe com a equipe de acessibilidade.
Audiodescrição:
O serviço de Audiodescrição descreve tudo o que acontece nos espetáculos para a compreensão das pessoas com deficiência visual. Ao chegar no festival se informe com a equipe de acessibilidade.
Cardápio com audiodescrição
Os Cardápios com Audiodescrição são uma forma de tornar os cardápios de restaurantesacessíveis para pessoas com deficiência visual. Consiste na descrição verbal dos pratos, ingredientes e opções disponíveis no cardápio, possibilitando que os clientes com deficiência visual possam fazer suas escolhas de maneira autônoma e independente. A descrição do cardápio é geralmente disponibilizada em formato de áudio, podendo ser acessada por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones ou reprodutores de áudio.
Banheiros PCD:
Banheiros acessíveis, amplos, confortáveis e equipadas para pessoas com mobilidade reduzida para uso exclusivo PCD. Eles são unissex para garantir a entrada de acompanhante de outro gênero, caso necessário.
SERVIÇOS DA CENTRAL
Empréstimos de cadeira de rodas:
É fornecido cadeiras de rodas manuais ao público (sujeito a esgotamento). Se você já é usuário de cadeira de rodas, orientamos a vir com a sua própria.
Empréstimo de kit livre:
O kit livre é um equipamento que facilita a locomoção da pessoa com deficiência, utilizando um propulsor elétrico coplado a uma cadeira de rodas. É oferecido o empréstimo do equipamento de forma prioritária ás pessoas com deficiência física permanente e é sujeito a disponibilidade.
Divulgação Lollapalooza
Empréstimo de kit sensorial e cordões.
É fornecido kits sensoriais e cordão de girassol, para identificação de doenças invisíveis, como TEA, ao público (sujeito a esgotamento). O kit para autorregulação no festival conta com abafadores sonoros, óculos escuros, cartilha de comunicação alternativa e objetos sensoriais.
Mapa das plataformas PCDs dos palcos
EQUIPE DE APOIO E ATENDIMENTO
Se você PCD precisar de ajuda, orientação ou informação vá para o espaço Acessibilidade Lolla, que fica localizado próximo a entrada principal do festival.
Além deste ponto físico teremos staffs (equipe) de apoio identificadas nos pontos de acessibilidade de prontidão para te ajudar, assim como nas plataformas elevadas.
Comments