top of page
  • Foto do escritorMatheus Obst

Thursday: pela primeira vez no Brasil, a banda emo dos anos 90 enlouqueceu o Carioca Club

Créditos: Matheus Obst


No último dia 06 de abril de 2024, o Thursday fez seu primeiro show no Brasil depois de 27 anos de carreira. Misturando os ingredientes padrões para uma banda emo hardcore: gritaria e sonoridade pesada, a banda enlouqueceu o Carioca Club.


A noite começou com um clima bem diferente: a entrada do Carioca Club vazia, dentro então nem se fala, somente uns gatos pingados se amontoaram na frente do palco enquanto outras pessoas sem pressa aproveitaram para fumar um cigarro e tomar uma cerveja.

No palco, um cara boa pinta e com jeito de gente boa cantava um repertório acústico solo acompanhado de uma meia dúzia de pessoas, era o Tim Kasher, vocalista do Cursive e do The Good Life.


Créditos: Matheus Obst


O show tinha a vibe de uma apresentação em um boteco, onde aqueles poucos que cantavam suas músicas quase que faziam um dueto com o cantor, e o público geral não conseguia sequer entender os momentos de interação, como quando a música acabava.


Mesmo assim, o Tim Kasher não se abalou, conversou um pouco com o público em alguns breves momentos e entre um gole e outro em sua taça de vinho foi fazendo uma trilha sonora um pouco desconexa com a banda principal, tocando temas próprios e de suas duas bandas enquanto a casa de show ia enchendo.

Com pontualidade britânica, às 19:30, para alegria dos emos que já estão velhos e querem estar em casa antes das 22h, o Thursday arranhava os primeiros acordes em solo nacional; antes da banda entrar, ouviam-se muitos sotaques e até idiomas entre o público, sinal de que muita gente veio de longe para ver os caras.


Créditos: Matheus Obst


Apesar do vocalista Geoff Rickly entrar no palco vestindo uma blusa de frio, o show já começou pegando fogo com a banda tocando At This Velocity e aquele clima desanimado e distraído da abertura se transformou em uma loucura.

O show foi intenso praticamente do início ao fim, tendo alguns respiros somente em três momentos: quando tocaram This Song Brought to You by a Falling Bomb, que foi cantada de forma dramática e com uma trilha de piano no fundo; quando o público cantou "Parabéns pra Você" para o guitarrista Tom Keeley; e durante o intervalo para o bis.


Créditos: Matheus Obst


This Song Brought to You by a Falling Bomb foi o último momento de tranquilidade no show, que foi quebrado com a música Fast to the End, e dali pra frente o público ficou inflamado.

Depois de Understanding Car Crash, homens e mulheres se aproveitaram da estrutura do Carioca Club, onde não havia divisão por grade, e fizeram vários stage dives durante as últimas músicas, além do vocalista se aproximar várias vezes do público.


Créditos: Matheus Obst


No encerramento do show, os integrantes do Thursday distribuíram seus "acessórios" como palhetas, baquetas, set list a todos que estavam na frente, além de autografar alguns itens.

Fora de suas obrigações como músicos, a banda curtiu sua passagem no Brasil: Foram tomar um café no WeCoffee do Shopping Eldorado antes da apresentação, trocaram uma ideia com os fãs na frente da casa de show e foram comer um lanche no Xepa na Santa

Cecília. HUMILDES.


Setlist

At This Velocity

Division St.

Signals Over the Air

Cross Out the Eyes

Jet Black New Year

This Song Brought to You by a Falling Bomb

Fast to the End

Autobiography of a Nation

Standing on the Edge of Summer

Understanding in a Car Crash

Encore:

For the Workforce, Drowning

Turnpike Divides

War All the Time

Kommentare


bottom of page