top of page
  • Foto do escritorglowpopbr

“Vibra Open Air" volta ao Jockey Club Brasileiro, onde a história de sucesso começou

Em 2023, o “Vibra Open Air” vai reunir, a partir de 04 de outubro, clássicos, blockbusters, filmes nacionais, internacionais, cults, sucessos infantojuvenis e sessões criativas, com direito a muita animação no Dia das Crianças, além de filmes de suspense e terror para celebrar a sexta-feira 13, no Rio de Janeiro


A programação conta ainda com shows de Marcelo D2, Buchecha, e festas, como a Awurê, Baile do Saddam,  Bailão Noche Caliente,  Matinê do Quartinho, entre outras atrações


Divulgação


A maior tela de cinema ao ar livre do mundo volta ao Rio de Janeiro com uma programação especial de 21 anos do projeto Open Air, que, em 2023, recebe o naming rights da Vibra, uma das maiores empresas de energia do Brasil. A parceria, via Lei de Incentivo à Cultura, foi iniciada na última edição, que aconteceu no ano passado, em São Paulo. Realizado pela D+3 Produções, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil (Governo Federal) consagrado entre os mais variados públicos, sempre com sessões esgotadas, o evento celebra a importância da sétima arte, resgatando grandes clássicos, em edições que fazem um mix de cinema com música, ativações e gastronomia, valorizando a experiência sensorial. Além do patrocínio da Vibra, o evento tem o Co-patrocínio Telecine e Renner e conta ainda com o apoio da World Wine, da Warner 100 anos e parceria comercial da Angra Marcas.


O Vibra Open Air 2023 vai acontecer de 04 a 22 de outubro, de quarta a domingo, no Jockey Club Brasileiro, localizado no charmoso bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Foi lá onde tudo começou, no início dos anos 2000.


A telona do evento, de 325m², é do tamanho de uma quadra de tênis e vem especialmente da Suíça. A subida da tela, com direito a som e projeção de luzes, é um show à parte. Virou um ritual da cinefilia no país, estabelecendo-se como um momento superaguardado, que é sempre ovacionado pelo público, com direito a aplausos e muita euforia. É um ritual que busca enaltecer o cinema, em um evento planejado para amantes de filmes dos mais variados gêneros. Para complementar a experiência, a projeção digital tem um potente sistema de som, com 28 caixas Dolby Digital Surround.


“Estamos muito felizes por investir e viabilizar o retorno do Vibra Open Air para casa, a nossa casa. O Brasil vem de Vibra no seu dia a dia de muitas formas e queremos que o público sinta essa nossa energia que movimenta o país. O Vibra Open Air vai transformar a cidade, criando conexões e novas emoções por meio da música, do cinema e da vibração do público.

Quem for vai sentir essa energia muito além da tela”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.


O espaço do Jockey - por si só já uma paisagem cinematográfica - abrigou dez anos do Open Air, que, na sequência, migrou para a Marina da Glória, onde ficou pelo mesmo período. De volta às origens, a expectativa da telona é emocionar plateias. “Voltar para o Jockey é voltar para casa! Foi aqui que nasceu o evento inspirado por esta arquitetura maravilhosa e vista insuperável!”, diz Renato Byington, sócio e diretor da D+3 Produções.

Com medidas de comprimento semelhantes à largura do Titanic e altura proporcional a um prédio de quatro andares, a Super Tela é a principal protagonista do “Vibra Open Air”. Ver um filme nessas dimensões faz toda a diferença. Títulos diversos, que refletem identidades e questões de diferentes gerações, lugares, momentos históricos e da natureza humana tomam literal e metaforicamente outra proporção. Além disso, há outros atrativos: a arquibancada ao ar livre, a ambientação e a infraestrutura, os shows especiais concebidos em adequação com a grade de programação de filmes, a equipe qualificada, as opções de gastronomia, a projeção digital de alta tecnologia e o sistema de som surround.


Tudo isso contribui fundamentalmente para fazer das sessões momentos sensoriais inigualáveis. Na diversificada programação, selecionada por uma curadoria especializada, clássicos do cinema se unem às mais recentes novidades nacionais e internacionais da telona e a grandes nomes da música brasileira em um cenário personalizado desenvolvido nos mínimos detalhes para uma verdadeira imersão no universo do Cinema.


Com cerca de 1.500 assentos, ao ar livre, com capacidade extra de outros 1.500 ingressos para atrações pós-filme, o “Vibra Open Air” acontece mesmo com chuva - e a pipoca é sempre por conta da casa! O que realmente fica das experiências são as lembranças, que, ao serem acionadas, são capazes de nos remeter a outros momentos e épocas, desafiando a linearidade do tempo e trazendo ao presente sensações que experimentamos e ficaram guardadas na mente e no coração. Esta é a edição em que o conceito do evento realiza o resgate da memória através dos caminhos do cinema mundial e nacional, revisitando ainda a jornada de mais de 20 anos de Open Air Brasil.


Programação Democrática - Puro Suco de “Vibra Open Air” 


Começando e encerrando sua temporada com títulos genuinamente brasileiros, que centralizam música e literatura, o “Vibra Open Air” 2023 contempla uma vasta e diversificada programação, que celebra e provoca tudo o que vale ser lembrado. Da animação ao terror, da aventura ao romance, do documentário à comédia, os 23 títulos que ganham vida na Super Tela serão combinados com seis grandes shows nacionais de diferentes gêneros musicais e seis festas prestigiadas da noite carioca. Por fim, a programação conta ainda com numerosas atividades e ativações,que, com certeza, proporcionarão uma nova edição memorável.


Obras intrigantes, polêmicas, capazes de apresentar e explorar novos paradigmas e se manter firmes na memória do público, ao longo do tempo, são exibidas de maneira a  promover uma experiência inédita, mesmo para quem já as assistiu. Dentro do cenário cinematográfico, há os longas-metragens que se destacam como unanimidade e conseguem abraçar um vasto espectro de público. Potentes, sedutores, esteticamente aprazíveis e cativantes, os filmes que todo mundo quer ver não podem faltar na gigantesca tela do “Vibra Open Air”, a plataforma perfeita para encantar a plateia, do início ao fim.


As sessões duplas do “Vibra Open Air” são a grande oportunidade de uma experiência imersiva, intensiva e também celebrativa do cinema, nos seus mais diversos aspectos. Assistir, continuamente, a dois títulos combinados, na maior tela de cinema ao ar livre do mundo, entre amigos, família e outras centenas de fãs, assegura a emoção e o envolvimento completos com as obras. O público infantil, famílias de todas as configurações e idades são esperados. As sessões são dedicadas a acolher espectadores de todas as idades, em torno de atividades lúdicas e divertidas, em um ambiente agradável e seguro, que se relaciona diretamente com o filme exibido. O propósito é viver momentos deliciosos e memoráveis de curtição com as melhores companhias.


De cinema, o “Vibra Open Air” entende. O maior a céu aberto do mundo vai transmitir cerca de 23 filmes, além de receber shows e oficinas. O objetivo é atender um público eclético e interessado nas mais diversas histórias e formas de contá-las. A fábrica de sonhos dos Irmãos Warner vai ter uma noite especial, no dia 5/10. A fim de festejar sua história, o Vibra Open Airapresenta uma edição repleta de títulos fortemente consagrados ao longo destes cem anos de história, como o clássico “Casablanca”.E, este ano, não faltarão sucessos recentes, como o arrasa-quarteirão “Barbie”, de Greta Gerwig, com direito a distribuição de pipocas cor de rosa e muitas surpresas. O Dia das Crianças, 12/10, será de diversão para toda a família. Todos poderão assistir “Elementos”, da Disney, na primeira sessão, e “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, com Harrison Ford, na segunda. A sexta-feira, 13 de outubro, promete causar calafrios com o menu “Noite do Terror”. Constam no cardápio dois marcos do arrepio: “O Exorcista” e “O Iluminado”.


“Iboru”, curta de Marcelo D2 em homenagem à diva do samba Clementina de Jesus, também será exibido pela primeira vez no maior cinema a céu aberto do mundo, na mesma noite da exibição do filme  “Asteroid City”, que rendeu a Wes Anderson uma indicação à Palma de Ouro de Cannes e um elenco premiado. Essa sessão fica pro dia 6 de outubro. Em seguida, D2, fã do cineasta, vai apresentar o show “Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba”, onde apresenta os maiores sucessos na versão samba.  deixando o encerramento com a festa Baile do Saddam, comandada pelos DJs Saddam e Zedoroque.


Outra novidade nesta edição é que, em determinadas noites, a Tribuna C do Jockey vai abrigar algumas festas logo após os filmes. Os ingressos estarão disponibilizados como Primeiro Lote – que dá direito ao filme, show e festa e – Segundo Lote – com entrada após a sessão de cinema, o que possibilita ingressar apenas para assistir ao show e curtir a festa. Menores de 18 anos só têm acesso ao evento acompanhados dos responsáveis legais.


O evento contará ainda com uma homenagem ao cultuado cineasta americano Martin Scorsese, em 19 de outubro, quando vai abrilhantar a telona com o clássico  “Os Bons Companheiros”, exibido pela primeira vez no “Vibra Open Air”. Em seguida, nos festejos da grife Scorsese, o “Vibra Open Air” vai promover, pela primeira vez em sua história, a estreia de uma superprodução. O escolhido foi “Assassinos da Lua das Flores" ("Killers Of The Flower Moon”), o novo experimento do gênio por trás do cultuado "Táxi Driver" (Palma de Ouro de 1976), já exibido no Open Air em edições passadas. O evento terá ainda uma noite em homenagem a Christopher Nolan, com a exibição de “Batman Begins” e do fenômeno de público  crítica “Oppenheimer”. Sucessos nacionais que prometem emocionar - como “Meu Nome é Gal” e o filme “Nosso Sonho", a cinebiografia da dupla Claudinho & Buchecha, com direito ao show de um dos protagonistas, após a exibição do filme - também estão na programação.


Cinema, Música, Gastronomia e Celebração da Arte - Pontos fortes do evento

Apesar de ser um evento especializado em cinema, o “Vibra Open Air” prestigia outras formas de arte. A música é fator imprescindível nos filmes. Trilhas sonoras são lembradas, prestigiadas e reverenciadas mesmo após anos do lançamento de algum longa. Por isso, shows que emocionam, aproximam e fazem o público vibrar em um só coro são, também, um ponto já reconhecido.


Em outubro, dentro do evento, será possível conferir O DJ Set de Tamy Reis e Live Painting da artista manauara Auá Mendes, além das festas “Baile do Saddam”, com ZedoRoque, Bailão Noche Caliente, com muita música latina, a primeira edição da “Matinê do Quartinho”, fora do bar em Botafogo, e vai acontecer logo após o show de Julia Mestre, integrante da banda Bala Desejo, onde vai cantar Rita Lee. A festa “Heavy Baile”  e o DJ Set de Paulinho Sattamini também farão parte do evento, assim como o show de Pedro Miranda com o “Forró da Gávea e convidados”, na última noite do evento, antes da exibição do filme “O Auto da Compadecida”, numa homenagem a Guel Arraes.


Para engrandecer ainda mais a programação, o “Vibra Open Air” recebe a plataforma Sankofa, sob curadoria de Elba Mahin e Pedro Oliveira, fundadores da Festa Awurê, pela primeira vez em um evento na zona sul da cidade. Sankofa significa “retornar ao passado para ressignificar o futuro” (Abdias Nascimento), portanto a abertura do sábado, 14 de outubro, vai reunir as brincadeiras do Quilombinho, feira de empreendedores,  penteados afros e barraca de acarajé nas duas sessões e ainda flash tattoos de ideogramas africanos. Na primeira sessão, será exibido o live action de “A Pequena Sereia” e, na segunda, o sucesso “Medida Provisória”, produção brasileira campeã de bilheteria, sob a direção de Elísio Lopes Jr. Para o encerramento, o show do grupo Awurê, que evidencia os ritmos brasileiros e africanos, vai contar com uma participação especial.


Já na parte gastronômica do evento, além da distribuição gratuita de pipocas (item que não pode faltar nunca quando se pensa em cinema), o público contará com variadas opções gastronômicas, com preços diversos, para consumo.Os ingressos para as três semanas de evento começam a ser vendidos a partir do dia 11 de setembro - Pré-venda Premmia e abertura de vendas para o público geral a partir de 12 de setembro, com ingressos a partir de R$35, a meia-entrada e R$70, a inteira. Como já é de praxe, o primeiro dia do “Vibra Open Air” será gratuito para o público mediante a retirada de ingresso em ações anunciadas nas redes sociais do evento, evidenciando ainda mais o seu caráter democrático e inclusivo. 



21 anos do Open Air em números:

- Mais de 750 mil pessoas passaram pelo evento;

- Aproximadamente 640 sessões, em 32 edições, com cerca de 20 sessões por edição;

- 680 filmes (aproximadamente) exibidos;

- 1.400 horas de filme;

- 145 shows;

- Mais de 1 milhão de sacos de pipocas distribuídos gratuitamente;

-  Cerca de 130 ações interativas em estandes, que já foram proporcionadas no evento.


Programação Completa- Vibra Open Air


Semana 1


Quarta- feira (04/10)

18:00 - Abertura

20:15- 21:55- Filme: Elis e Tom

22:00 - 23:30- Show: Zé Ricardo convida Larissa Luz, Roberta Sá e Toni Garrido

00:30- Encerramento


Quinta- Feira ( 05/10)

17:00- Abertura

18:15- Filme: Casablanca Warner 100 anos

20:00 - 21:00- Troca de Público

21:00- Abertura Sessão 2

21:45- Filme: Barbie

23:40-2:00- Tamy Reis DJ set + Auá Mendes Live Paiting

2:30- Encerramento


Sexta-Feira (06/10)

18:00- Abertura

20:15-22:00- Curta:D2 (10m)/ Filme: Asteroid City- Wes Anderson

22:00- 23:30 - Marcelo D2 e um Punhado de Bamba

23:00- 04:00- Baile do Sadam com Djs Saddam e Zedoroque

4:00- Encerramento


Sábado (07/10)

16:00- Abertura

16:00- 17:50- Recreação Infantil

18:15- 19:45- Patrulha Canina

20:00-21:00-Troca de Público

21:00- Abertura Sessão 2

21:45- 23:55- Filme: Besouro Azul/ Warner

00:00- 04:00- Festa Bailão Noche Caliente

04:00- Encerramento


Domingo (08/10)

16:00- Abertura

16:00- 18:50- Recreação Infantil

19:15- 21:35- Filme: Homem Aranha- Através do Aranhaverso

23:00- Encerramento


Semana 2


Quarta- Feira (11/10)- Véspera de Feriado

18:00- Abertura

20:15- 22:15- Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

22:30- 23:00 - Show: Julia Mestre canta Rita Lee

23:30- 04:00- Festa: Matinê do Quartinho

04:00- Encerramento


Quinta-Feira (12/10) Feriado/Dia das Crianças

16:00- Abertura

16:00-18:00- Recreação Infantil

18:15- 20:00- Elements

20:00-21:00- Troca de Público

21:00- Abertura Sessão 2

21:45- Filme: Indiana Jones e a Relíquia do Destino Disney

01:00- Encerramento


Sexta- Feira (13/10) Sexta-Feira 13

17:00 Abertura

18:15- 20:30- Filme: O Exorcista 1973- Warner 100 anos

20:30- 20:45- Intervalo de 15 minutos

20:40-23:10- O Exorcista: O devoto- Warner 100 anos

00:30- Encerramento



Sábado (14/10)

14:00- Abertura

14:00- 17:50- Sankofa =Quilombinho Sessão 1/ Feira+ Penteado+ Livraria+ Acarajé+ Tattoo (nas 2 sessões)

18:15-20:30- Filme: A Pequena Sereia

20:30-21:30- Troca de Público

21:30- Abertura Sessão 2

22:15-23:50- Filme: Medida Provisória

00:00-04:00- Show Awurê com Participação Especial

04:00- Encerramento


Domingo (15/10)

16:00- Abertura

16:00-18:50- Recreação Infantil

19:15- 20:50- Filme: Super Mario Bros

20:50-22:00- Ativação Game na Super Tela

23:00- Encerramento


Semana 3


Quarta- Feira (18/10) Sessão Dupla (Christopher Nolan)

17:00- Abertura

18:15- 20:45- Filme: Batman- O Cavaleiro das Trevas

20:45- 21:00- Intervalo de 15 Minutos

21:00- 00:00- Filme: Oppenheimer

01:00- Encerramento


Quinta- Feira (19/10) Sessão Dupla (Martin Scorsese)

17:00 Abertura

18:15-20:45- Filme: Os Bons Companheiros

20:45-21:00- Intervalo de 15 minutos

21:00-00:15- Estréia: Assassino da Lua das Flores

01:00- Encerramento


Sexta- Feira (20/10)

18:00- Filme: Nosso Sonho

22:15- 00:00: Show do Buchecha

00:00- 04:00- Festa: Heavy Baile

04:00- Encerramento


Sábado (21/10)

16:00- Abertura

16:00- 17:50- Recreação Infantil

18:15-20:10- Filme: Os Goonies/ Warner 100 anos

20:10- 21:00 Troca de Público

21:00- Abertura Sessão 2

22:15-00:15 - Filme: Meu Nome é Gal

00:15-02:15- Dj SET Paulo Sattamni

03:00- Encerramento


Domingo (22/10) Homenagem Guel Arraes

16:00- Abertura

16:30- 18:30- Show: Pedro Miranda e Forró da Gávea + Part. Especial

19:15- 21:00-Filme: Auto da Compadecida

21:00- 22:00- Show Pedro Miranda e Forró da Gávea Part Especial

23:00- Encerramento



Commentaires


bottom of page